Responsabilidade social: compromisso como premissa
Este projeto acredita firmemente que a floresta tropical é um tesouro por tudo aquilo que tem a oferecer em termos de riquezas e biodiversidade. Não é concebível que exista uma população de miseráveis vivendo com baixíssimo índice de desenvolvimento humano, sobretudo, ao lado de um tesouro. Essa convicção aliada ao forte compromisso programático do governo brasileiro com a inclusão social e o combate a pobreza é que move as ações de responsabilidade social deste projeto.
Para isso, o projeto vai lançar mão de diversos programas de inclusão social que pretendem reforçar a renda, a educação e a saúde dessas populações. Vamos desenvolver, sempre em parceria com outras instituições, ações de capacitação para que os moradores possam participar do beneficiamento dos produtos que produzimos. Mas também vamos desenvolver ações paralelas como por exemplo, por meio de cursos de artesanato para as mulheres que vivem na área do projeto. Desta forma elas poderão formar cooperativas e obter renda extra. Também vamos desenvolver programas de inclusão digital, programas de saúde preventiva, de cultura. Tudo isso é um compromisso e será objeto dos melhores esforços.
Compromisso é um conceito que se torna, ao mesmo tempo, amplo e exato desse projeto que tem a sustentabilidade como vetor principal. Se o olhar para o outro e para o mundo são ferramentas principais desse negócio, é necessário distinguir como a empresa constrói missão, visão e valores não apenas como conceitos, mas também como sentido prático junto às comunidades em que vai desenvolver suas ações.
Esse compromisso pressupõeque a gestão se desenvolva,seja rentável e gere resultados sociais e econômicos. Contribua efetivamente para que as comunidades percebam as diferenças que as ações realizam. O resultado econômico não teria sentido se não fosse amparado pela proteção ambiental e social que se adicionam nesse empreendimento. A responsabilidade social compreendida é o signo de comunicação com os diversos públicos de interesse com que a nossa empresa se relaciona.
A relação ética e transparente em que se baseia o projeto estabelece, por si só, as metas empresariais, que incluem a preservação dos recursos para as futuras gerações e a promoção da redução das imensas desigualdades sociais, marca histórica do nosso país, que caminha hoje para um novo patamar, mas que depende da sociedade civil organizada e responsável para aproximar regiões mais desenvolvidas daquelas com piores indicadores humanos.
A nossa organização deve ser capaz de reconhecer os impactos ambientais, econômicos e sociais para construir pontes com os seus stakeholders, incluindo os parceiros que fazem o projeto sustentável ser viável, prático e ousado, como são os empreendimentos que desejam crescer cuidando do presente e do futuro. Responsabilidade Social é o propósito com a qual a empresa deseja se tornar conhecida e identificada. Eis a nossa raiz e, ao mesmo tempo, nossa principal semente que faz brotar o que chamamos de êxito.
Comunicação social: transparência como raiz
A palavra, como a que concebemos, talvez não seja capaz de traduzir integralmente os estímulos e os ideais que originaram nossa empresa. Pelo menos não sozinha. Mas é ela, acompanhada das imagens e dos nossos esforços que tornam-se fundamentais para que o projeto seja conhecido e acompanhado de perto por uma ampla rede de colaboradores e parceiros. Não existe possibilidade de sucesso sem que divulguemos com a transparência devida cada ação que vai modificar a vida de tanta gente e que vai ser tão impactante para o bem do meio ambiente.
Para isso acontecer, nossa equipe de comunicação vai lançar mão do que há de mais moderno em ferramentas de comunicação social, atravessando fronteiras e utilizando as mídias adequadas. Trabalhamos, sim, longe dos holofotes das grandes cidades, onde a grande imprensa, em geral, não chega. Isso aumenta a nossa responsabilidade de divulgação a fim de que os nossos assuntos não fiquem restritos a especialistas ou trabalhadores do setor.
A sociedade brasileira precisa conhecer como ações relativamente simples no conceito e complexas tecnicamente quebram paradigmas. Por serem capazes, mexer com as ações das pessoas. E nós que trabalhamos com o capital da credibilidade, necessitamos de um plano de comunicação eficiente, com estratégias em um mundo cada vez mais consciente e conectado.
O propósito é sedimentar em conteúdos intensamente distribuídos o que, por vias tradicionais, poucos conheceriam. Por isso, cabe-nos estabelecer as pontes próprias das relações públicas, intensificar os trabalhos de divulgação jornalística, valorizar as ações publicitárias sempre com a mesma proposta que nos trouxe até aqui. Ser transparente e ágil, exato e didático, simples e técnico, em cada ação de comunicação. Nossos parceiros esperam isso de nós e, conforme entendemos, seguir os nossos sonhos e ideais é mais do que uma frase e do que uma imagem.